sábado, 30 de janeiro de 2010

O TEMPO (parte 3)

Um exemplo de exegese absolutamente fora de contexto

Perto do fim do texto, o articulista assevera:

"Aliás, a Bíblia ensina a regeneração de tudo (Mt 19,28; Is 45,23; Rm 14,11)."

Isso eu chamo de exegese absolutamente fora de contexto. Senão vejamos:

Is 45,23: "diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua".

Rm 14,11: "todo joelho se dobrará diante de mim e toda língua dará glória [ou 'confessará] a Deus".

Mt 19,28: "vós, que me seguistes, vos sentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel".

Paulo está escrevendo para todos os "cristãos" ou sua carta se dirige exclusivamente aos membros da
ekklesia de Roma? E, mais importante, em que contexto? Quando nós lemos todo o capítulo 14 da epístola aos Romanos, que é o procedimento exegético correto, percebemos que o apóstolo está admoestando seus confrades quanto ao fato de uns estarem julgando os outros dentro da comunidade e vice-versa. É esse contexto e esse direcionamento que o faz citar Isaías e nada, absolutamente nada, na passagem permite afirmar que ela aponta para toda a humanidade no futuro e, mais que isso, que os "demônios" foram pensados quando a citação bíblica foi feita por ele.

Da mesma forma, a fala profética de Isaías, só com muita boa vontade é que podemos incluir os "demônios" nela. Novamente, lendo o capítulo inteiro, fica evidente que nada nele permite inferir que os "demônios" também se dobrarão. Aliás, se esse fosse o caso, o dito profético os mencionaria explicitamente.

Em suma, "a Bíblia ensina a regeneração..." é uma simplificação grosseira. Mais certo seria dizer que,
versículos escolhidos fora de contexto de apenas três livros de toda a Bíblia cristã podem, numa exegese extremamente forçada, corroborar a opinião.

Por meio de versículos escolhidos a dedo e fora de contexto qualquer um pode afirmar que a Bíblia ensina isso ou aquilo. Desse jeito, até eu escreveria em jornais e revistas.

Um comentário:

Robb disse...

Seus textos são excelentes e já me ajudaram muito nas minhas pesquisas.
Aproveito para solicitar orientação em como conseguir a "Bíblia de Jefferson".
Muito Obrigado.
Paz Profunda
Carlos Lopes
cavl@oi.com.br