quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

As Revoluções Liberais




As transformações que estabeleceram uma sociedade capitalista liberal



Um livro didático que eu particularmente gosto muito é de múltipla autoria e chama-se "História das Sociedades: Das Sociedades Modernas às Sociedades Atuais" de Aquino, Jacques, Denize e Oscar.

Segundo os autores, "o Iluminismo contestava severamente as instituições do Antigo Regime e defendia os ideais liberais burgueses". Que diferença de abordagem, não é verdade? Agora, vemos um pano de fundo ideológico, mais a frente os autores apresentarão o contexto político-jurídico e econômico-social, e englobarão a Independência das Treze Colônias neste amplo movimento de contestação.

Em suma, olhando-se hoje para o passado, pode-se contemplar, na época, um conjunto de transformações que resultariam nas revoluções liberais do século XVIII. Teria ocorrido, conforme os professores, um aceleramento do processo revolucionário, cujas causas estariam em:

Rápido crescimento demográfico - resultado da queda do índice de mortalidade e da manutenção de elevado índice de natalidade, foi mais sensível nas cidades devido também ao êxodo rural. Esta Revolução Demográfica criou novos problemas, como o da necessidade de aumentar a produção de alimentos, que, em função da persistência de uma agricultura feudal e voltada para a produção de subsistência, atrapalhava mais do que ajudava.

Houve ainda uma tendência ao aumento do capital circulante, refletindo o afluxo de metais preciosos das Américas.

Em seguida os autores discorrem sobre as maneiras como as diferentes classes sociais reagiram diante dessas transformações.

Continua...

Nenhum comentário: