domingo, 13 de janeiro de 2008

Cristianismo Redivivo

Série de artigos em revista de espiritismo tenta agregar "revelações espirituais" à abordagem histórica do cristianismo

Em junho de 2007 o Reformador, "revista de espiritismo cristão", publicado pela Federação Espírita Brasileira, inaugurou "uma nova coluna" em suas páginas, intitulada "Cristianismo Redivivo".

Segundo seu autor, o sr. Haroldo Dutra Dias, a proposta da coluna é "salientar a contribuição oferecida pela revelação espiritual no equacionamento de graves problemas relativos à história de Jesus, dos seus seguidores e do Cristianismo..."

Ou seja, preencher as "lacunas" da pesquisa histórica do cristianismo com o conteúdo das "revelações espirituais" à disposição do autor. Melhor dizendo, as revelações espirituais que o autor considera convenientes aos seus objetivos.

Assim, o autor estrutura seu texto de um modo típico: (a) as "revelações espirituais" (as que lhe interessam, vale a pena insistir neste ponto) antecipam teses acadêmicas mundanas, conferindo a estas, portanto, caráter de verdade a ser aceita; (b) as "revelações espirituais"
do "Benfeitor Emmanuel" confirmam "alguns dados da pesquisa histórica puramente humana" e muitos outros destes dados "puramente humanos" são RETIFICADOS, "de forma sutil".

Para o autor, não obstante, "não se trata de sobrepujar a Ciência, desprezar suas conclusões, numa atitude mística incompatível com a fé raciocinada", mas ficar atento para que não se venha a divulgar "informações espiritualmente incorretas, apenas porque determinado pesquisador encarnado as defenda em suas obras".

É o paradoxo das propostas que intentam conciliar fé e ciência. A fé não quer suplantar a Ciência, mas se a Ciência defende algo que é visto como "espiritualmente incorreto", ou seja, que colide com a fé, tal coisa não deve ser divulgada. O discurso que afirma: "não queremos sobrepujar a Ciência", também diz: "mas temos medo que a Ciência nos desminta".

Por qual motivo, então, recorrer aos resultados "limitados" da Ciência? A fé nas "revelações espirituais" já não se mostra suficiente? No próximo post mostrarei como a coluna "Cristianismo Redivivo" sanciona as pesquisas acadêmicas quando elas estão de acordo com as "revelações espirituais" e como seu autor deixa de mencionar autores "encarnados" que seriam perigosos para sua proposta de "ressuscitar" o cristianismo.

Nenhum comentário: