sábado, 5 de janeiro de 2008

EUA vs. Irã

"EUA não deixaria Israel sozinho diante da ameaça iraniana", afirmou o presidente George W. Bush em entrevista

Matéria publicada no jornal The Jerusalem Post, afirma que o presidente norte-americano, George W. Bush, garantiu que, no caso de um ataque iraniano a Israel, seria deflagrada a Terceira Guerra Mundial. Pior, os EUA não abandonariam Israel e revidariam os ataques iranianos.

Disse ainda o presidente Bush que seu país sempre considerou uma alternativa militar para resolver a questão nuclear iraniana uma vez que as negociações diplomáticas estão postas à mesa.

Com visita prevista à região nos próximos dias, Bush afirmou que um plano de contenção à ameaça iraniana será desenvolvido com seus aliados no Oriente Médio enquanto durar sua estadia na região. Sem detalhar, é lógico, os planos de segurança.

Para Bush, o Irã continua a ser uma ameça à paz devido a continuar desenvolvendo mísseis, possivelmente nucleares, e resistindo as exigências internacionais para suspender o enriquecimento de urânio, um processo que pode, tanto produzir combustível para um reator nuclear quanto material para uma bomba.

Bush também incitou a comunidade internacional a manter pressões sobre o Irã, ainda que, afirma o The Jerusalem Post, um relatório recente de órgãos de inteligência americanos ter garantido que Teerã suspendeu o desenvolvimento de armas nucleares em 2003 e não ter mais reiniciado-o.

Essa idéia fixa do presidente norte-americano mostra que o mundo continua a beira de uma grande guerra. Afinal, o Irã não é o Iraque. Além disso, Síria e Irã são aliados tradicionais, o que significa que um conflito contra o Irã traria mais agraves já que seria impensável a Síria assistir a tudo sem participar diretamente. Pode-se pensar que tudo não passa de uma cortina de fumaça, uma bravata, mais uma, do presidente Bush. Ameaças de guerra costumam elevar o valor das ações de empresas bélicas...

2 comentários:

Unknown disse...

Concordo muito com o foco da reportagem no sentido que essa questão do Irã é uma grande ameaça. Ainda mais se considerarmos o grau de evolução no qual se encontra a presente humanidade.

Fatalmente ainda tem uma 3ª GM por vir.

Blogildo disse...

Não creio que uma guerra entre Israel e Irã inciaria a 3.a guerra mundial. Afinal, os países do ocidente não virariam as costas para Israel. E quem - além das nações do mundo muçulmano - seria louco de se alinhar ao Irã?